quinta-feira, 21 de abril de 2016

Verdade! Mentira ou Falso.


Resultado de imagem para desenho de balança da justiça


A maioria de nós já participou de exames ou testes no qual é feito o uso do famoso "Falso ou Verdadeiro". Se a questão for verdadeira preencha com (V), se for falsa com (F).
Mas, será que isso é correto? Creio que não. Pois, o antônimo de verdadeiro não é falso, mas sim mentiroso, assim como verdade é antônimo de mentira.
Falso não necessariamente significa mentira. Quando alguém diz: Não sou pobre. Porém sabe-se que ele é pobre, isto é uma mentira. Quando um rico: omite informações do imposto de renda, ele não está mentindo, está sendo falso.
Falsear a verdade não é mentir, mas mascara-la. Satanás costuma agir assim. Ele toma uma verdade bíblica e injeta nela seu veneno destrutivo.
Quando Satanás disse a Eva que ela seria como Deus, conhecedora do bem e do mal[1] ele não mentiu, pois o próprio Deus disse que o homem agora era como Ele sabendo o bem e o mal e poderia viver assim eternamente[2]. Se ele não mentiu então o que ele disse era uma verdade? Sim, isto era uma verdade, porém estava mascarada para enganar, logo ele não foi sincero, mas falso.
Satanás mentiu quando disse que Eva não morreria sendo que o próprio Deus disse que eles morreriam. Isto é uma mentira absoluta. Aliás Satanás é chamado de "o pai da mentira".
Existe apenas a verdade absoluta e não verdade relativa ou meia verdade. Satanás quer que acreditemos que a verdade é relativa. 
Às vezes é dito que aquilo que é verdade para você não é verdade para mim, isto está errado, pois a verdade não é moldável ao que eu acredito. A crença pode ser verdadeira ou falsa.
Precisamos diferenciar o que é verdade absoluta do que é verdade relativa. Como disse não existe verdade relativa. Então o que é verdade relativa?
Verdade relativa é aquilo que eu creio como sendo verdadeiro, porém não é. 
Aquele que crê numa imagem de escultura e se dobra diante dela tem isto como uma verdade para si, porém, isto é uma verdade mascarada, porque trás um engano por traz de si. Aquele que crê na imagem e a adora, da mesma forma crê na Bíblia também, mas não a lê e nisso repousa a confiança de Satanás, pois ele sabe que se o fiel ler a Bíblia no livro de Êxodo 20.3-5 verá ali a verdade absoluta, ou seja, que Deus não aceita que um filho seu adore imagens de escultura.
Veja isto na Bíblia Católica Edições Loiola - Isaías 44.9-20; ou 45.20; ou 46.5-9; ou Jeremias 10.3-15; ou Salmo 113 b.11-19; ou Apocalipse 22.14,15. Isso é a Verdade.
A missão mais preciosa que o ser humano tem nesta vida é a Busca pela Verdade, pois dessa busca depende a salvação de sua Alma imortal.



[1] Gn.3.5
[2] Gn.3.22