Sabedoria Satânica


Sabedoria Satânica 

Texto bíblico base - Tiago 3.14-17 e Prov.8.22-36

Existe a verdadeira sabedoria conforme a Bíblia, e a sabedoria falsa e demoniaca.
Como podemos identificar a sabedoria divina da sabedoria satânica?

Podemos identificá-la através de suas características:

 A primeira característica da sabedoria satânica é - Amarga Inveja (Vs.14)
No Vs.13 vemos que o sábio e inteligente é de proceder com mansidão.
Porém, o proceder daquele que tem falsa sabedoria é com amarga inveja.
Cuidado com aqueles que se dizem ser sábios, mas seu procedimento invejoso denuncia que sua sabedoria é diabólica.
Muitos neste mundo pensam ser sábios, mas agem de modo contrário àquilo que falam e anunciam com tanta veemência.
São os chamados politizados; intelectuais e pensadores. Mas, são de tendência maligna e suas ações são opostas àquilo que eles tanto acreditam.

 A segunda característica da sabedoria satânica é - Sentimento Faccioso (Vs.16)
Ou espírito faccioso.
O dicionário diz que faccioso é aquele que tem um espírito sectário, partidário, intolerante.
È aquele que cria um grupo dissidente e toma partido contra aquilo que vinha sendo feito, por divergir das doutrinas ou princípios.
Se a doutrina ou os princípios são os que estão explícitos, claros na Bíblia, então essa pessoa insurge-se contra a direção de Deus.
O sentimento faccioso só pode ter aquele que tem um coração perverso.
Provérbios 11.20 – Abominação... são os perversos de coração.
O que advém destes sentimentos de facção?
1 – Perturbação – Tiago 3.16; Prov.11.17; Prov.8.36.
2 – Obra perversa – Tiago 3.16.
3 – Sabedoria diabólica – Tiago 3.15.

 A terceira característica da sabedoria satânica é - Sutileza (ICor.2.10-16)
"Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus; as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais".
O texto fala de palavras ensinadas pela sabedoria humana. Que palavras são essas?
A filosofia a muito vem tentando explicar a procedência e o destino humano, a existência ou não de Deus.
Santo Agostinho é constantemente citado em pregações e pensamentos.
Mas, será que tudo isto é de fato necessário?
Quando a filosofia fala mais alto do que a Bíblia, é porque algo está errado. A sabedoria humana sorrateiramente conduz o homem para longe de Deus.
A sabedoria do homem é um mesclado entre o bem e o mal que habita cada ser humano, e pode levar a pessoa a questionar a existência de Deus, os propósitos de Deus, o sofrimento humano, a causa dos milagres, a morte, etc.
A sutileza satânica está no fato de sutilmente nos afastar de Deus, a duvidar da Sua Palavra e se apegar aos contadores de fábulas II Timóteo 4. 3,4. Uma ideia mal compreendida pode levar a consequências desastrosas. Como exemplo podemos citar Nietzsche que no livro "Gaya Ciência" faz uma tentativa de matar Deus. Mas, esse homem um dia foi um candidato a ser um pregador da Palavra de Deus. O que aconteceu? Em seu caminho se deparou com questões filosóficas e acontecimentos pseudocientíficos (Darwinismo), que foram alterando sua maneira de pensar, até que chegou a esse ponto de loucura em querer matar Deus. Como sabemos seu fim foi realmente de insanidade mental. 

Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas.

 Cuidado com os contadores de fábulas que nada mais são do que sabedoria humana ou diabólica.
 Assim como a sabedoria satânica tem características, também a sabedoria divina, ou que vem do alto, tem suas características:

Primeiramente a sabedoria que vem do alto, segundo Tiago, o irmão de Jesus, é: (Tiago 1.17; 3.17)
Pura; Pacífica; Moderada; Tratável; Misericordiosa; Com bons frutos; Imparcial. (Sem parcialidade); Verdadeira. (Sem hipocrisia).

 Segundo - a sabedoria edificou sua casa, lavrou suas sete colunas: (Prov.9.1-10)
Aos criados diz: há um convite. Vs.3.
Aos Simples diz: volte-se para aqui. Vs.4a.
Aos faltos de senso diz: Vinde comei do meu Pão, e bebei do meu Vinho. Vs.4b. Deixai os insensatos e andai pelo caminho do entendimento. Vs.6.
Aos que repreendem e censuram diz: você terá afronta, injúria. Vs.7. E terá aborrecimento. Vs.8a.
Ao sábio diz: ame aquele que te instrui. Vs.8b.
Ao sábio diz: ouça a instrução e seja mais sábio ainda. Vs.9a.
Ao justo diz: receba o ensino e cresça em prudência. Vs.9b.
A todo aquele que quiser a sabedoria verdadeira diz: O temor do Senhor é o princípio da sabedoria verdadeira. Ter o conhecimento do Santo é prudência.

Para concluir, o apóstolo Paulo, em I Cor.2.5-7 nos instrui a falar sabedoria entre os perfeitos, não, porém, a sabedoria deste mundo.
"para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus. Todavia, falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória"  ... falamos a sabedoria de Deus em mistério. 
Cuidado com a sabedoria satânica. Ela diz: ser sábio é ter uma mente aberta para todas as propostas do mundo. Que a ciência é que deve ditar as regras. Mas, esquece-se que existe a falsa ciência, e que esta se contrapõe à tudo que se chama Deus. Porque procede diretamente do inferno.

Você quer a verdadeira sabedoria?
Comece tendo o temor de Deus no teu coração, pois este é o princípio da sabedoria.
Se você quer esta sabedoria, você tem que dar o primeiro passo: Receber Jesus em seu coração e confessa-lo como Senhor e Salvador Romanos 10.9. (em voz audível)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perfeição

Matar ou Morrer? Deus preferiu Morrer.

Não há Ressurreição sem Morte